Turismo Amazônia
Turismo Amazônia
Turismo Amazônia
Turismo Amazônia
Turismo Amazônia
Turismo Amazônia
Turismo Amazônia
Turismo Amazônia

Amazônia

O que é a Amazônia hoje?
Quais são as suas forças e fraquezas, quem são os seus povos?

Inúmeros segredos dela já foram divulgados, mas será que é uma terra desconhecida? Antropólogos, etnólogos, ictiólogos, biólogos, entomologistas e muitos outros especialistas de vários países penetraram-na nos últimos 300 anos que ainda hoje, descobrem nela, novas espécies vegetais e animais.

A Amazônia é uma terra que se explica com superlativos devido aos seus 5.500.000km² (9 x o tamanho da França). A maior floresta, a maior reserva de água doce do planeta com um rio mítico (6.400km) que atravessa o continente com fonte na Cordilheira dos Andes do Perú (5.600m acima do nível do mar) até o oceano Atlantico.

O rio Amazonas foi chamado assim durante a expedição de Francisco de Orellana homenageando as amazonas da mitologia grega: devido ao relatório do Irmão Gaspar de Carvajal, escriba da expedição, eles foram atacados no dia 24 de junho de 1542 por uma dúzia de mulheres guerreiras e oito foram mortas. Elas eram ferozes e bem armadas, de pela branca, altas, nuas com cabelos pretos compridos.

Informações

A Amazônia marcou a história do mundo com a epopeia do ouro branco da seringa (Hevea brasiliensis) nos anos 1870-1918 cuja testemunha do apogeu daquele tempo é o teatro de Manaus inaugurado em 1897. Nesta época Manaus era considerado a Paris Tropical. Esta febre do ouro branco fez alguns milionários e milhares de seringueiros (coletor do leite de seringa) prisioneiros da floresta e dos patrões.

Segundo as estatísticas, 18% da floresta amazônica já desapareceu devido às necessidades econômicas do Brasil e do mercado mundial.

Extração de madeira, de vários minerais, petróleo e invasões para plantil de cana, palmeiras, criação de gado assim como barragens hidrelétricas são as causas principais da deforestação, infelzmente com índice alto de atividades ilegais. Um enorme território muito difícil de controlar e desenvolver atividades econômicas sustentáveis.

Esta é a Amazônia atual e os seus muitos desafios que nos propomos a levá-lo enquanto navega em seus rios, no encontro dos seus moradores, a bordo do nosso confortável barco regional: O Karaguá.

Bioma Amazônas

Bioma

Amazônia é um dos biomas brasileiros e abrange territórios de países vizinhos. Conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, a Amazônia possui diversas particularidades, que a diferem de todos os outros, com relação a sua vegetação extremamente densa, a sua fauna e flora diversificada ou a seus rios extensos e de extrema importância para o país.

O bioma Amazônia é o maior do país (correspondendo a, aproximadamente, 49% do território brasileiro) e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo. Esse conjunto de ecossistemas é de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental da Terra, sendo, portanto, necessário preservá-lo. Contudo, é fato que isso não está acontecendo, baseando-nos nos índices de desmatamento, vemos que essa região está cada vez mais visada mundialmente, o que tem aumentado sua exploração.

Quando se fala no bioma Amazônia, referimo-nos diretamente à maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica. Aproximadamente, 22% das espécias nativas do mundo encontram-se nesse bioma e, especificamente, na floresta, que abrange uma área de cerca de cinco milhões de km2.

Além da densa Floresta Amazônica, o bioma também conta com muitos outros ecossistemas, como as várzeas (florestas alagadas) e as savanas, e com um complexo sistema hidrográfico. As florestas contínuas correspondem a, aproximadamente, 3.650.000 km².

Fauna e flora

A biodiversidade da Amazônia é surpreendente e, por esse motivo, está sob os olhares do mundo todo. Muitas espécies que habitam seus ecossistemas sequer foram estudadas. Segundo a World Wide Fund for Nature Brasil (WWF Brasil), foram classificados cientificamente no bioma cerca de 40 mil espécies de vegetais; 427, de mamíferos; 1294, de aves; 378, de répteis; 427, de anfíbios; aproximadamente 3 mil espécies de peixes; e cerca de 128.840 espécies de invertebrados. Isso apenas na parte do bioma que se encontra no território brasileiro.

A respeito da flora, as espécies de vegetais dividem-se em árvores, ervas, arbustos, trepadeiras e lianas (cipós). Boa parte dessas espécies apresenta um grande potencial medicinal e, consequentemente, atrai o mercado farmacêutico, colaborando então para o crescimento econômico. Essas plantas são utilizadas também pelos indígenas que habitam a região.

Fauna Flora Amazonas
Hidrografia Amazonas

Hidrografia

A Bacia Amazônica é uma rede de drenagem formada por um rio principal, o Rio Amazonas, e seus afluentes, ocupa uma área de, aproximadamente, 7 milhões de km2. O Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, desaguando no Oceano Atlântico, e divide-se em três partes: quando adentra os países andinos, é chamado de Rio Marañon; ao adentrar o Brasil, é chamado de Rio Solimões; e, ao encontrar as águas do Rio Negro, passa a chamar-se Rio Amazonas. Ao percorrer esse caminho, é alimentado por diversos outros rios que nele depositam suas águas.


Prepare-se para o clima da Floresta Tropical

O clima é quente e úmido o ano todo.

A temperatura mínima – máxima oscila entre 23-35°C

Tem 2 estações típicas:
o verão de junho até novembro que está correspondendo à seca dos rios
e o inverno de dezembro até maio nos meses de enchente dos rios.

A diferença entre o nível mais baixo e mais alto da água varia entre 10 e 12m.

A chuva média é de 2000mm/ano e as precipitações são mais frequentes no inverno. O verão é mais ventilado.

O momento mais propício para fazer uma viagem é em setembro, para desfrutar ao mesmo tempo das praias de areia e da floresta inundada (igapó).

Manaus